quinta-feira, 22 de julho de 2010

ROLANTE | 1ª avaliação de Português

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Nome(s):

A – PASSE AS FRASES ABAIXO PARA A NORMA CULTA:


(1) Temo tudo atrasado.
_________________________________
(2) Fumo cedo e vortemo tarde.
_________________________________
(3) Mais melhor do que isso, só viajar.
_________________________________

B – AS PALAVRAS ABAIXO NÃO ESTÃO CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. REESCREVA-AS SEGUNDO ELE.

(4) vôo –
(5) tranqüilo –
(6) anti-religioso –
(7) infra-som –
(8) idéia –
(9) manda-chuva –
(10) jibóia –

C – COM RELAÇÃO ÀS FORMAS DE TRATAMENTO, RESPONDA:

(11) Para me referir ao Presidente da República, eu uso:
(12) Para me referir à Governadora do Estado, eu uso:
(13) Para me referir ao reitor de uma universidade, eu uso:
(14) Para me referir a um Juiz de Direito, eu uso:
(15) Para me referir ao Papa, eu uso:

D – CRIE FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

(16) a fim de –
(17) ascensão –
(18) bem-vindo –
(19) sessão –
(20) seção –

E – FAÇA A CONCORDÂNCIA VERBAL CORRETA:

(21) Eu e ele __________ ao baile sábado. (ir)
(22) __________ muitas pessoas na sala agora. (haver)
(23) __________ muitos alunos faltantes. (existir)
(24) __________ dias que não a vejo. (fazer)
(25) Tudo __________ flores no início. (ser)

F – FAÇA A CONCORDÂNCIA NOMINAL CORRETA:

(26) Mandei os documentos __________. (anexo)
(27) Enviei as cartas em __________. (anexo)
(28) Maria estava __________ perdida ontem. (meio)
(29) O aluno e a aluna estavam __________. (desesperado)
(30) Bruno e Madelaine eram __________. (bonito)

G – FAÇA FRASES COM OS PORQUÊS:

(31) porque –
(32) porquê –
(33) por que –
(34) por quê –

H – COM RELAÇÃO ÀS CLASSES GRAMATICAIS, CLASSIFIQUE AS PALAVRAS DAS FRASES A SEGUIR. NÃO É PRECISO ESMIUÇAR A CLASSIFICAÇÃO, BASTA DIZER A CLASSE DE CADA:

(35) A bicicleta custou muito caro.

(36) O menino perdeu a prova.

(37) A bola quebrou a janela do vizinho.

I – REDIJA UM PARÁGRAFO DE OPINIÃO SOBRE O TEMA ‘OS RELACIONAMENTOS FAMILIARES ESTÃO INSTÁVEIS’:

(38, 39 e 40)



INSTRUÇÕES:

* A avaliação deve ser realizada individualmente, em duplas ou em trios. Não mais do que isso.
* Deve ser impressa e entregue ao professor em 31/7/10.
* A avaliação tem peso 10. Ao todo, são 40 questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário