Alunos da turma 201, vocês devem ter o trecho abaixo em seus
cadernos de Seminário Integrador. Após lê-lo atentamente, vocês já devem formar
grupos e escolher qual será o tema do projeto de pesquisa do 1º trimestre, a
ser entregue em meados de maio. Mãos à obra!
As quatro gerações
Em 1979, em uma conferência do Instituto Internacional de
Direitos Humanos, Karel Vasak propôs uma classificação dos direitos
humanos em gerações, inspirado no lema da Revolução Francesa (liberdade,
igualdade, fraternidade).
Assim, os direitos humanos de PRIMEIRA GERAÇÃO seriam os
direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, políticos e as
liberdades clássicas.
Os direitos humanos de SEGUNDA GERAÇÃO ou direitos de
igualdade, constituiriam os direitos econômicos, sociais e culturais.
Já como direitos humanos de TERCEIRA GERAÇÃO, chamados
direitos de fraternidade, estariam o direito ao meio ambiente equilibrado, uma
saudável qualidade de vida, progresso, paz, autodeterminação dos povos e outros
direitos difusos.
Posteriormente, com os avanços da tecnologia e com a
Declaração dos Direitos do Homem e do Genoma Humano feita pela UNESCO, a
doutrina estabeleceu a QUARTA GERAÇÃO de direitos como sendo os direitos
tecnológicos, tais como o direito de informação e o biodireito.
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