terça-feira, 16 de abril de 2013

SEMINÁRIO INTEGRADOR, turma 201 | Aula do dia 16/4/13


Alunos da turma 201, vocês devem ter o trecho abaixo em seus cadernos de Seminário Integrador. Após lê-lo atentamente, vocês já devem formar grupos e escolher qual será o tema do projeto de pesquisa do 1º trimestre, a ser entregue em meados de maio. Mãos à obra!

As quatro gerações

Em 1979, em uma conferência do Instituto Internacional de Direitos Humanos, Karel Vasak propôs uma classificação dos direitos humanos em gerações, inspirado no lema da Revolução Francesa (liberdade, igualdade, fraternidade).

Assim, os direitos humanos de PRIMEIRA GERAÇÃO seriam os direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, políticos e as liberdades clássicas.

Os direitos humanos de SEGUNDA GERAÇÃO ou direitos de igualdade, constituiriam os direitos econômicos, sociais e culturais.

Já como direitos humanos de TERCEIRA GERAÇÃO, chamados direitos de fraternidade, estariam o direito ao meio ambiente equilibrado, uma saudável qualidade de vida, progresso, paz, autodeterminação dos povos e outros direitos difusos.

Posteriormente, com os avanços da tecnologia e com a Declaração dos Direitos do Homem e do Genoma Humano feita pela UNESCO, a doutrina estabeleceu a QUARTA GERAÇÃO de direitos como sendo os direitos tecnológicos, tais como o direito de informação e o biodireito.

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