sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A vida como tempo verbal

Na língua portuguesa, há muitos tempos verbais. O modo Indicativo apresenta seis tempos: Presente, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito, Pretérito Mais-que-Perfeito, Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Ou seja, temos um presente, três passados e dois futuros. Podemos nos situar nessas três épocas.

No modo Subjuntivo, temos o Presente, o Pretérito Imperfeito e o Futuro. É um modo que apresenta ações como possibilidades, isto é, passíveis ou não de acontecerem.

Há, ainda, o modo Imperativo, que nos remete a ordens, conselhos, sugestões.

Se você fosse analisar sua vida com base em suas ações, vivências e planos, a qual tempo verbal ela pertenceria? Por quê?

Eis aqui mais uma tarefa para as turmas 105 e 107.

7 comentários:

  1. futuro do presente. oi sor sou a francieli da turma 105.bejo bejo

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, não se esqueçam de dizer o porquê. Informem o tempo verbal e "viajem" no porquê da escolha, ok?

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem considero minha vida um futuro do presente, por que eu faço as coisas agora pensando no futuro.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem considero a minha vida um futuro do presente. Porque tudo que eu faço agora eu estou pensando no meu futuro.

    ResponderExcluir
  6. O Futuro do Presente exprime um fato posterior ao momento em que se fala, tido como certo. Exemplo: 'No futuro, serei um grande profissional'. Boa escolha a de vocês.

    ResponderExcluir
  7. analisando minha vida e pertenceria a dosi tempo presente e futuro do presente ...
    Minhas ações e vivencias são do presente pois são coisas do momento, que eu pratico..
    e meus planos futuro do presente pois são coisas q eu planejo mas não tenho certeza de que vão se concretizadas

    107 michelle

    ResponderExcluir