quarta-feira, 17 de abril de 2013

SEMINÁRIO INTEGRADOR, turmas 101 e 102 | Aula do dia 18/4/13


Alunos das turmas 101 e 102, vocês devem ler o trecho abaixo e escrever um parágrafo opinativo sobre ele (de, no máximo, sete linhas), levando em conta o que têm aprendido em Seminário Integrador. O comentário deve ser postado aqui no blog da seguinte maneira: clicar em “Comentários”, em “Comentar como”, selecionar “Anônimo” e, abaixo dos seus escritos, colocar nome e turma. O comentário não aparecerá quando vocês clicarem em “Publicar”, pois ele passa por moderação primeiro. Caso não consiga fazer ou caso prefira, você pode copiar o trecho em seu caderno e fazer o comentário lá, mostrando-o ao professor. A presença na aula de 18/4/13 está condicionada à realização desta tarefa.

A escola é depreciada pelo mundo do trabalho: os conhecimentos escolares não são valorizados pelas empresas, porque não são imediatamente aplicáveis; a maioria dos postos oferecidos aos jovens requer, quando muito, habilidades básicas de cálculo e de comunicação; o diploma é condição, mas não é garantia de inserção. O desinteresse de parcela da juventude pelo estudo reflete essa depreciação. Além disso, cresce o número de jovens que estudam e trabalham, com sobreposição de jornadas, deslocamentos, sofrimento e estresse que ajudam a explicar os índices de abandono, especialmente do ensino médio noturno. (Elisabete Búrigo)

16 comentários:

  1. Alunos, não se esqueçam de colocar nome e turma abaixo do comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é notável que o ensino esta decaindo pouco a pouco, na realidade o maior motivo dessa queda é a falta de interesse dos alunos em aprender, e como citado no texto "O diploma é uma condição", o que se refere mesmo que você não tenha capacidade de exercer o trabalho que lhe oferecem ,estará se sobressaindo e a grande maioria prefere trabalhar do que estudar o que resulta em abandono da escola, porém as empresas desinteressadas sobre o diploma e capacitação da pessoa, buscam alguém que lhe traga lucro, pois se isso não vier a acontecer o mesmo é dispensado.

      Rita Barcelos 101

      Excluir
  2. o aprendizado escolar não esta sendo muito utilizado pelas empresa pois eu acho que o que ensinam nao estava até certa época sendo o que as empresas precisavam mas agora com uma iniciativa governamental chamada seminario no qual abrange todas as areas do conhecimentoe como aplica-los na vida profissional para ter um proveito na empresa emque exerce seu cargo para que não seja demitido.

    ResponderExcluir
  3. Quem escreveu este último: Por favor, identifique-se. See you!

    ResponderExcluir
  4. Os alunos não levam o que aprenderam na escola para a vida, para o mercado de trabalho, por exemplo. E quando levam, os mesmos não são valorizados. Há também, o abandono dos estudos por parte dos alunos que ao perceberem que o seu esforço não valerá muito no mercado de trabalho, numa área específica, abandonam o mesmo e começam a trabalhar, ou a fazer cursos técnicos direcionados a questão profissional escolhida e/ou exigida.


    Mateus Carvalho - 101

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia as empresas não estão dando muita prioridade para a escolaridade, e sim mais por experiência. Muitas pessoas acabam abandonando os estudos para trabalharem, por que eles percebem que o estudo não ajudará muito, pois o custo de vida está cada vez mais caro, por isso que muitas pessoas procuram fazer cursos, que está mais em conta.

    Taciana e Mauro - 102

    ResponderExcluir
  6. Muitos jovens que trabalham e estudam não aguentam, pois se estressam demais, e não tem tempo de estudar. Como diz no texto " O diploma é uma condição, mas não a garantia.." isso quer dizer que nem todos os trabalhos que lhe oferecem, estará a seu alcance para realizá-lo. Todas as empresas querem lucro, e para isso é presciso de pessoas capacitadas para realizar as tarefas propostas por eles.

    ResponderExcluir
  7. Muitos jovens que trabalham e estudam não aguentam, pois se estressam demais no trabalho e não tem tempo para estudar. Como diz no texto, o diploma é só uma condição mas não é a garantia de inserção, isso quer dizer que nem todos os trabalhos que lhe oferecem, estará a se alcance para realizá-lo. todas as empresas querem pessoas capacitadas para um cargo, que possam realizar as tarefas propostas por eles.

    Geisiani Santos - 101

    ResponderExcluir
  8. As empresas desvalorizam os alunos por que o que é aplicado nas escolas quase nada é usado no dia a dia na empresa, como matérias sem a minima importancia e coisas necessarias que toda empresa necessita por exemplo como se comportar no ambiente de trabalho.
    justamente por isso mais da metade dos jovens abandonam os estudos por que percebem que o que eles aprendem não garante um serviço e podem falsificar um diploma que conseguem mesma chance que outros que terminam o ensino médio por que hoje em dia o que vale é um papel escrito "diploma" do que a experiencia.

    Mariani Borba 101

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia o mercado de trabalho não dá o devido valor aos estudos, e sim ao diploma que a pessoa tem nas mãos. Isso é um dos motivos dos jovens abandonarem os estudos, pois as empresas não estão interessadas nos conhecimentos escolares e sim no diploma conquistado muitas vezes de qualquer maneira. De certa forma,o estudo não é valorizado.

    Jéssica Muniz e Natália Reis, 102.

    ResponderExcluir
  10. Atualmente o estudo dos jovens está sobre à questão da realidade entre (estudo e trabalho) ,mas quase sempre isso sobrepõem o estudo e gera o abandono. Geralmente, as empresas pedem que pessoas jovens tenha uma qualificação, e não se interessam pelo fato do jovem ser experiente ou de ter uma boa força de vontade, e se preocupam mais se ela tiver um diploma sobre as mãos, sobretudo eles se interessam mais pelo um papel, e na maioria das vezes é falsificado.

    Priscila Vargas, 102.

    ResponderExcluir
  11. a maioria das pessoas que estudam meio turno, não se interessam muito nos estudos, pois ja estão bem com o seu emprego e já estão garantindo sua vida, trabalhando eles ganham dinheiro para ajudar em casa comprar roupas etc. os empregadores não estão dando a minima para quem estuda, pois o salario e menor e o serviço e o mesmo, falta de interesse no estudos esta aumentando nas cidades, trabalhar já nao e mais proibido no país.

    ResponderExcluir